segunda-feira, 23 de abril de 2012

CHARLES CHAPLIN

Quem foi Charles Chaplin?


Sir Charles Spencer Chaplin nasceu em 16 de abril de 1889, em Londres. Foi ator, diretor, produtor, comediante, dançarino, roteirista, músico e um exímio jogador de xadrez. Não ficou famoso pelas palavras que disse, mas sim pelos gestos que fez rir, chorar e divertir milhões de plateias. Sem dúvida, foi o maior ícone do cinema mudo mundial e da comédia pastelão.
Acima de tudo foi um investidor da sétima arte. Charles Chaplin atuou, dirigiu, produziu e financiou seus próprios filmes. Fez do seu sonho, a realidade de muitos. Teve uma das mais belas carreiras da história do cinema, ficando na ativa durante mais de 75 anos, até a sua morte em 1977, aos 88 anos.
Seu primeiro filme foi Making a Living, dirigido e escrito por Mark Sennett. O curta-metragem conta a história de Slicker, um um falso aristocrata inglês que vai trabalhar como repórter e se envolve com o roubo de uma câmera fotogrática com negativos de uma reportagem sensacionalista.
Viveu de seu trabalho durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Chaplin deu a um público tão dilacerado pelas guerras, um motivo para sorrir. Ninguém mais conseguiu levar tanto entretenimento, prazer e alívio na hora que mais precisavam do que as comédias com Carlitos.
Toda essa contribuição ao cinema faz com que Charles Chaplin seja lembrado ainda hoje como um dos maiores atores do mundo.

Carlitos

Chaplin é um daqueles casos em que a obra transcende o ator. Muitos confundem Charles Chaplin com Carlitos (The Tramp), como ficou conhecido por aqui, o andarilho pobretão que se veste com um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e largos, chapeu de coco ou cartola, uma bengala de bambu e um pequeno bigode-de-broxa.
A primeira aparição do andarilho que imortalizou Chaplin foi na película Kid Auto Races at Venice, lançado em 1914. Antes disso, o ator já havia criado o visual do personagem para o filme Mabel’s Strange Predicament, que teve seu lançamento dois dias depois.
Em seus filmes, Carlitos atacava agressivamente seus inimigos com chutes e tijolos. O público da época aceitou muito bem este novo comediante, apesar dos críticos alertarem que as travessuras do personagem beiravam a vulgaridade. Com o sucesso, Chaplin investiu na carreira de direção e edição de seus próprios filmes. Durante o primeiro ano, ele fez 34 curtas-metragens e o longa-metragem Tillie’s Punctured Romance para o estúdio Keystone Film Company.
A partir de 1916, Chaplin começa a trabalhar para a Mutual Film Corporation. Este é considerado o melhor período da obra do ator e diretor. Em 18 meses, foram produzidos 12 filmes que se tornaram as comédias mais influentes do cinema. Easy Street, One A.M., The Pawnshop e The Adventurer são desta fase.
Já na First National, Chaplin investiu em seus projetos em longas-metragens e lançou Shoulder Arms (1918), The Pilgrim (1923) e o clássico O Garoto (1921).

Nenhum comentário:

Daffé no Buriteco caffé

Dia 06 de abril cairá em uma sexta feira e será o meu aniversário. Iremos comemorar com muita música. Será no "BURITECO" no...